Recessões gengivais causadas por contenções

A partir desta edição, Marcio Almeida comanda a coluna ‘Insight’, que fará um link interessante entre os casos clínicos publicados em redes sociais e a prática diária do ortodontista.

Marcio Almeida apresenta caso clínico e mostra como a Ortodontia tradicional pode ser efetiva para o tratamento de recessões gengivais causadas por contenções.

Nesta matéria

• Biomecânica para reposicionar o dente no envelope ósseo
  • Ortodontia tradicional para o tratamento de recessões gengivais causadas por contenções

Nesta estreia, será apresentada uma postagem que publiquei recentemente sobre um assunto que considero de interesse para nossa comunidade: recessões gengivais causadas por contenções ortodônticas.

Já imaginou receber um caso com esta recessão gengival (Figura1)? Assustador, não é verdade? De fato, o primeiro pensamento em nossa mente é a perda do dente, visto que está muito comprometido. Mas não é bem assim. A Ortodontia é maravilhosa e um procedimento biomecânico muito simples pode ajudar a resolver este grande problema.

Vou explicar aqui o caso: a paciente foi submetida a três anos de aparelho fixo e recebeu contenções no arco superior Hawley e inferior modificada 3 x 3, mas apresentou uma enorme perda de inserção gengival no incisivo inferior (Figuras 2 e 3). Com uma pitada de entendimento de sistemas de força, podemos “abrir nossa caixinha de ferramentas” e escolher a biomecânica para reposicionar o incisivo no envelope ósseo. Apliquei um procedimento bastante simples, que permite o controle 3D do dente (Figura 4). Se você pensou em aplicar um torque, pensou corretamente.

Questionamentos

Agora, fica a pergunta: não existe um braquete específico para diferentes prescrições com um torque ideal para reposicionar a raiz deste dente no osso? A reposta é muito simples: não. Na verdade, a quantidade de torque exigida nesta situação transcende qualquer valor encontrado nas diferentes prescrições e já sabemos que a leitura do torque acaba sendo comprometida pela folga ou play existente no slot. E inverter o braquete de ponta-cabeça também não vai resolver.

Então, resta aplicar os conceitos que aprendemos com Angle, quando houve a concepção do seu braquete Edgewise, em 1928. Ou seja, aplicar a “Ortodontia raiz”, fazendo torque lingual até que reposicionemos o dente para o seu envelope. Para isso, gosto de trabalhar com o arco TMA 0,19” x 0,25” incrementando paulatinamente o torque individual com muita paciência, até o posicionamento final ideal, e depois encaminhando o paciente para o periodontista realizar o enxerto.

Quem disse que na Ortodontia de qualidade tem que usar braquete sofisticado? A sofisticação está no simples, porém um simples com história de quase 100 anos de trajetória. Pense nisso.

recessões gengivais causadas por contenções
Figuras 1 – A e B. Caso clínico com recessão gengival proveniente possivelmente do uso de contenção higiênica após tratamento ortodôntico. C. Montagem de aparelho fixo no arco inferior com fio nitinol 0.16”. D. Remoção da contenção higiênica. E e F. Seis meses após o início da mecânica de torque individual sobre o dente 31, confeccionado com arco TMA 0.19” x 0.25”.
recessões gengivais causadas por contenções
Figuras 2 – A. Vista oclusal inferior do caso mostrando a contenção modificada 3 x 3. B. Vista oclusal da montagem de aparelho fixo no arco inferior com fio nitinol 0.16”. C. Vista oclusal da posição favorável do dente 31 após seis meses de mecânica com torque individual.
recessões gengivais causadas por contenções
Figuras 3 – A. Vista lateral do caso no início do retratamento. B. Vista lateral da montagem de aparelho fixo no arco inferior com fio nitinol 0.16”. C. Vista lateral da posição favorável do dente 31 após seis meses de mecânica com torque individual.
recessões gengivais causadas por contenções
Figuras 4 – Tomografia computadoriza em feixe cônico inicial do caso clínico.

Sugestão de leitura

1. Moda LB, Santos DJS, Miguel JAM. Movimentos dentários indesejados provocados por contenção ortodôntica fixa higiê nica. Rev Clin Ortod Dental Press 2020;19(1):79-90.
2. Shirasu BK, Hayacibara RM, Ramos AL. Comparison of periodontal parameters after the use of orthodontic multi-stranded wire retainers and modified retainers. Dental Press J Orthod 2007;12(1):41-7.
3. Oliveira GR, Dias DR, Ramos AL, Hayacibara RM. Efeitos inesperados dos contensores 3 x 3 modificados no desencadeamento da vestibularização e recessão gengival nos incisivos inferiores. Rev Clin Ortod Dental Press 2019-2020;18(6):102-13.