Método de retração em massa ou em duas etapas: qual fecha espaço de extração mais rápido?

Método de retração em massa ou em duas etapas: qual fecha espaço de extração mais rápido?

Compartilhar

Estudo compara o tempo para fechar espaços de extração entre método de retração em massa (ER) e retração em duas etapas (TSR).


O espaço Ciência Brasil é reservado para a divulgação das pesquisas recentemente publicadas por ortodontistas brasileiros e estrangeiros em periódicos internacionais. Confira uma dessas pesquisas.

Schneider PP, Kim KB, da Costa Monini A, Dos Santos-Pinto A, Gandini LG Júnior. Which one closes extraction spaces faster: en masse retraction or two-step retraction? A randomized prospective clinical trial. Angle Orthod 2019;89(6):855-61.

 

RESUMO

Objetivo: comparar o tempo para fechar espaços de extração entre método de retração em massa (ER) e retração em duas etapas (TSR).

Material e métodos: 48 pacientes com biprotrusão foram submetidos a tratamento com extração dos quatro primeiros pré-molares. Todos os pacientes foram alocados aleatoriamente em um dos dois grupos: ER (n=24) ou TSR (n=24). O principal resultado foi o tempo necessário para fechar espaços entre ER e TSR; o tempo de fechamento dos espaços entre mulheres e homens foi um desfecho secundário. O tamanho dos pré-molares foi medido nos modelos e os dados foram coletados nos prontuários nos seguintes tempos: data de início da retração (T1) e data de conclusão do fechamento do espaço (T2). O tempo total para fechar os espaços de extração foi calculado para cada pré-molar extraído (T1 a T2). O método Kaplan Meier e o teste Log-Rank foram utilizados para comparar os grupos.

Resultados: o tempo para fechar os espaços de extração mostrou diferenças significativas entre os grupos ER e TSR. Enquanto a retração em massa demorou entre 12,1 e 13,8 meses, a retração em duas etapas demorou entre 24,7 e 26,8 meses. O grupo TSR mostrou uma diferença significativa entre os sexos; os pacientes do sexo masculino demoraram 5,5 meses a mais que os do sexo feminino para fechar os espaços de extração.

Conclusão: a retração em duas etapas demora entre 1,8 e 2,2 vezes mais tempo que a retração em massa para fechar os espaços de extração e demorou mais tempo nos pacientes do sexo masculino do que no feminino.

Marcio AlmeidaMarcio Rodrigues de Almeida
Mestre, doutor e pós-doutor em Ortodontia – Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP); Minirresidência em Ortodontia – Universidade de Connecticut, EUA; Professor do curso de mestrado/doutorado em Ortodontia – Unopar, Londrina/PR.
Orcid: 0000-0002-2684-0943.