fbpx
A posição vertical dos incisivos centrais superiores em homens influenciar a percepção estética do sorriso?

A posição vertical dos incisivos centrais superiores em homens influenciar a percepção estética do sorriso?

Compartilhar

Estudo investiga se existe alguma influência na percepção da estética do sorriso entre ortodontistas e leigos.


O espaço Ciência Brasil divulga pesquisa sobre a taxa de retração de caninos e perda de ancoragem utilizando braquetes autoligáveis e convencionais publicada por ortodontistas em periódicos internacionais.

Simões D, Brito GM, Cangussu MCT, Machado AW. Does the vertical position of maxillary central incisors in men influence smile esthetics perception? Am J Orthod Dentofacial Orthop 2018;156(4):485-92.


RESUMO

Objetivo: investigar se existe alguma influência na percepção da estética do sorriso entre ortodontistas e leigos, no que diz respeito às diferentes posições verticais dos incisivos centrais superiores.

Material e métodos: foram utilizadas fotografias do sorriso frontal alteradas digitalmente na vista de face toda e na vista de close-up (aproximada) de dois homens adultos com idade entre 20 e 30 anos. Foram criadas seis posições verticais dos incisivos centrais, com alterações de 0,5 mm. As imagens foram montadas aleatoriamente em um álbum apresentado a 53 ortodontistas e 53 leigos, que avaliaram a atratividade das imagens usando escalas analógicas visuais. A comparação entre as imagens foi realizada por meio da análise de variância unidirecional, com o teste post hoc de Tukey. Para comparar a distribuição das pontuações médias entre as vistas de sorriso de face inteira e close-up e entre ortodontistas e leigos, foi utilizado o teste t de Student. O nível de significância foi estabelecido em 5%.

Resultados: as melhores avaliações apresentaram o seguinte: A. As margens gengivais dos incisivos centrais correspondiam ou estavam até 1 mm abaixo da linha das margens gengivais de caninos; e B. O degrau da margem incisal entre os incisivos centrais e laterais foi de 1 a 2 mm. Os sorrisos considerados menos atraentes mostraram: A. As margens gengivais do incisivo central foram 1 mm acima ou 1,5 mm abaixo das margens gengivais de caninos; e B. Nenhum degrau ou degrau de 2,5 mm entre os incisivos centrais e laterais.

Conclusão: os resultados deste estudo sugeriram que, nos homens, os incisivos centrais levemente extruídos foram esteticamente mais atraentes do que os incisivos intruídos.


Confira outras edições da coluna “Ciência Brasil”.

Coordenação:

Marcio AlmeidaMarcio Rodrigues de Almeida
Mestre, doutor e pós-doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP); Minirresidência em Ortodontia na Universidade de Connecticut, EUA; Professor do curso de mestrado/doutorado em Ortodontia da Unopar, Londrina/PR.

Fechar Menu