A Ortodontia se despede do mestre Flavio Vellini Ferreira
Flavio Vellini Ferreira marcou presença em diversas edições do evento Orto SPO.

A Ortodontia se despede do mestre Flavio Vellini Ferreira

Compartilhar

A Odontologia sofreu uma importante perda. O professor Flavio Vellini Ferreira, grande nome da Ortodontia brasileira, faleceu no dia 28 de setembro, na cidade de São Paulo, aos 88 anos. Mestre renomado e reconhecido pelos colegas de profissão, Vellini deixa um importante legado de contribuição para o fortalecimento da especialidade, atuando como docente, clínico e também em entidades de classe, além de transmitir o amor pela Ortodontia aos filhos, os especialistas Flávio Cotrim-Ferreira e Andréia Cotrim-Ferreira.

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1955, Vellini obteve o título de doutor, livre-docente e professor associado pela mesma instituição. Ainda como docente, foi professor titular de Ortodontia da Universidade de Santo Amaro e da Unicid, onde também foi diretor do curso de Odontologia.

Ao longo de sua trajetória, Vellini foi presidente reeleito do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) entre 1976 e 1980. O professor também foi membro-fundador da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO) e da Academia Paulista de Odontologia.

Sua contribuição para o crescimento da Odontologia veio através da produção de livros que ajudaram a formar várias gerações de ortodontistas no Brasil e em todo o mundo. Entre as obras, destacam-se: “Ortodontia – Diagnóstico e Planejamento Clínico”, que teve sete edições em português e duas em língua espanhola; “Anatomia Dental”, que está em sua terceira edição; e “Ortodontia Clínica, Tratamento com Aparelhos Fixos”.

Atualmente, Flavio Vellini Ferreira era diretor-presidente do Instituto Vellini, onde também era coordenador do programa de mestrado em Ortodontia. “Mais do que uma carreira ilustre, ele deixou inúmeros amigos por onde passou, além de uma família unida e amorosa. Foi um marido, pai e avô carinhoso”, publicou, em nota, o Instituto Vellini.