fbpx
Práticas de biossegurança na Ortodontia

Práticas de biossegurança na Ortodontia

Compartilhar

Esta revisão da literatura objetiva expor os conceitos de biossegurança, bem como da sua aplicação na Odontologia e na Ortodontia.


AUTORES

Marlos Loiola
Aluno do programa de pós-graduação em Ciências Odontológicas – Unesp. Coordenador dos cursos de especialização em Ortodontia – Iappem/Funorte e Núcleo/FBB.
Orcid: 0000-0002-9712-395X.

Wendel Shibasaki
Aluno do programa de pós-graduação em Ciências Odontoló gicas – Unesp. Professor do curso de especialização em Ortodontia – Núcleo/FBB.
Orcid: 0000-0002-6900-112X.

Maria Cecilia Seixas
Aluna do programa de pós-graduação em Odontologia – Unopar. Professora dos cursos de especialização em Ortodontia – Iappem/Funorte e Núcleo/FBB.
Orcid: 0000-0003-2070-1958.

Lucineide Lima
Aluna do programa de pós-graduação em Odontologia – Unopar. Professora dos cursos de Especialização em Ortodontia – Iappem/Funorte e Núcleo/FBB.
Orcid: 0000-0002-7041-2460.

Wilton Rêgo
Aluno do curso de especialização em Ortodontia Iappem/Funorte.
Orcid: 0000-0002-5599-8811.

Thais Maria Fernandes Poleti
Mestra, doutora e pós-doutora em Ortodontia – FOB/USP; Professora e coordenadora da pós-graduação strictu sensu em Odontologia – Unopar.
Orcid: 0000-0002-4368-8568.

Ricardo Danil Guiraldo
Doutor em Materiais Dentá rios – FOP/SP; Professor da graduação e pós-graduação em Odontologia – Unopar.
Orcid: 0000-0002-1625-3120.

Luiz Gonzada Gandini Jr.
Doutor e professor de Ortodontia – Foar/Unesp; Pós-doutorado em Ortodontia e professor do Depto. de Ortodontia – Baylor College of Dentistry, Dallas/EUA; Professor do Depto. de Ortodontia – Saint Louis University, Saint Louis/EUA.
Orcid: 0000-0001-8656-6010.

Flavio Cotrim-Ferreira
Mestre em Ortodontia e doutor em Diagnóstico Bucal – Fousp; Professor associado dos cursos de graduação em Odontologia, especialização e mestrado em Ortodontia – Instituto Vellini/Uniararas.
Orcid: 0000-0002-3264-5626.


RESUMO

Biossegurança consiste em diretrizes de ações que objetivam a prevenção e eliminação de riscos característicos das atividades laborais que podem comprometer a saúde do indivíduo. A biossegurança aplicada à Odontologia recomenda a adoção de medidas básicas durante a prática clínica, como a utilização de jalecos, equipamentos de proteção individual, degermação das mãos, desinfecção e esterilização do ambiente e do instrumental. A Ortodontia, especialidade da Odontologia, é ainda preconizada como representante de baixo risco de contaminação, apesar do grande volume de pacientes atendidos em um curto período de tempo. Tais fatores contribuem para a negligência das normas de biossegurança na grande maioria dos casos. Diante da fundamental importância da conscientização a respeito dessas questões, esta revisão da literatura objetiva expor os conceitos de biossegurança, bem como da sua aplicação na Odontologia e na Ortodontia, e colaborar para a mudança de conduta dos profissionais, favorecendo a eliminação dos riscos de transmissão de microrganismos.

Unitermos – Biossegurança; Odontologia; Ortodontia.


ABSTRACT

Biosafety consists of action guidelines aimed at prevention and elimination of associated risks due to activities that may compromise personal health. The biosafety concept applied to dentistry recommends the adoption of basic measures during clinical practice, such as the use of coats, personal protective equipment, disinfection and sterilization of the environment and instruments. Orthodontics, a specialty of dentistry, is still recommended as a representative of low risk of contamination despite the large volume of patients treated within a short period of time. Such factors contribute to the negligence of biosecurity in the vast majority of cases. Before the fundamental importance of raising awareness about these questions, this literature review aims to expose the concepts biosafety, as well as its application in dentistry and Orthodontics, helping to change professional conduct and still favoring the elimination of microorganism risk transmission.

Key words – Biosafety; Dentistry; Orthodontics.

Confira o artigo na íntegra: 

Fechar Menu