Pandemia: a onda que movimentou a Ortodontia

Pandemia: a onda que movimentou a Ortodontia

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As principais empresas do setor de Ortodontia falam sobre as lições aprendidas no período de pandemia.

“Se a vida te der um limão, faça uma limonada”. A expressão popular retrata bem o aprendizado imposto pela pandemia, provocada pelo coronavírus, às empresas do setor de Odontologia. Em março de 2020, como um efeito em cascata, os consultórios paralisaram os atendimentos, os pacientes adiaram tratamentos e as vendas de insumos despencaram. As empresas se viram obrigadas a repensar estratégias e apostar em alternativas eficientes de apoio aos clientes, para que a cadeia que move a Ortodontia sofresse o menor impacto possível. Diante da impossibilidade do contato físico, os laços foram estreitados por meio de lives, cursos on-line, webinars, treinamentos à distância, e-books, atendimento remoto e tantas outras possibilidades que o mundo digital oferece. As plataformas on-line foram as grandes aliadas de empresas e profissionais. O desafiante ano de 2020 abriu novas portas à Odontologia e criou um novo padrão no mercado. As empresas que absorveram as mudanças estão prontas para colher os resultados positivos, como você poderá acompanhar nos depoimentos a seguir.

“Nossa preocupação inicial foi direcionada para a saúde de funcionários e colaboradores. Todos os departamentos que poderiam operar no sistema home office foram deslocados e adaptados às novas condições de trabalho. A equipe que precisava obrigatoriamente trabalhar de forma presencial ficou reduzida a apenas 20% do total de funcionários. Para esse grupo, instituímos normas rígidas de proteção individual. Também participamos de ações sociais, fazendo doações para hospitais da nossa região. O mês de abril de 2020 foi assustador, mas a partir daí começamos a retomar o crescimento e buscamos incansavelmente a recuperação com a inclusão de promoções, como a distribuição das escovas Curaprox 5460 com uma bisnaga de álcool em gel grátis. Paralelamente, substituímos as ações educativas presenciais por virtuais e realizamos um grande número de webinars e lives, mantendo os seguidores envolvidos e informados sobre assuntos relacionados à saúde oral e sobre a Covid-19. Investimos em mídias sociais, e-commerce e, apesar da grande defasagem cambial, seguramos o aumento de preços.”
Erik Vidal, Hugo Lewgoy e Milton Ramalho, diretores da Curaprox Brasil.

“Realizamos ações para reduzir o impacto econômico eminente. Do ponto de vista prático, ofertamos aos clientes testes rápidos de Covid-19 e face shields para o atendimento com segurança. Criamos ações educacionais para orientá-los sobre como atender o paciente nesse momento de pandemia, capacitando mais de mil dentistas. Desenvolvemos outras ações educacionais para apoiar clientes, como as aulas de credenciamento gratuito, a criação de um clube de estudos on-line sobre alinhadores e um completo programa de gestão odontológica. Também aproveitamos o momento para auxiliá-los tirando dúvidas, trazendo dicas e informações que pudessem potencializar os consultórios quando o lockdown fosse suspenso. Por fim, elaboramos nossas formas de pagamento, como o OrthoAligner Club, cuja cobrança é na recorrência e não sobrecarrega o limite do cartão de crédito, suavizando os custos dos tratamentos.”
Bruno Frazão Gribel, CEO da Compass 3D.

“Graças à filosofia que sempre norteou nosso planejamento financeiro, a Morelli resistiu firmemente durante a crise. Como trabalhamos com uma reserva proporcional à necessidade, a empresa esteve muito bem e conseguiríamos ficar um ano nesse ritmo, mas felizmente não foi preciso esperar tanto. Em maio, lançamos a campanha de congelamento dos preços por um ano – um compromisso de atender o mercado interno e estar ao lado dos profissionais, valorizando a Ortodontia e a indústria nacional. Mas, não adianta congelar preço e não ter produto, por isso cumprimos a entrega e assumimos qualquer despesa a mais que tivemos durante o ano inteiro. Em muitas situações, a credibilidade vale mais do que o faturamento. Os indicadores de vendas no mês de junho surpreenderam e superaram o mesmo período dos anos anteriores. O ritmo permaneceu forte nos meses seguintes. Antes de 2020 acabar, a previsão era chegar a 95% do faturamento de 2019.”
Oraci Morelli, diretor da Morelli Ortodontia.

“Com a pandemia da Covid-19, enxergamos uma grande oportunidade de aceleração do mercado de alinhadores transparentes. Assim, aumentamos nossa capacidade de produção na fábrica recém-inaugurada da ClearCorrect, inclusive com a implantação de mais um turno de trabalho e a aquisição de uma nova linha de nossas impressoras 3D e resinas produzidas pela Yller, para tornar o processo mais veloz e sustentável. Refizemos nosso planejamento, com foco e força nas vendas. Observamos também o aumento significativo dos profissionais da Odontologia interessados em investir na digitalização das suas clínicas para aderir definitivamente ao fluxo digital, o que para a ClearCorrect foi extremamente positivo. Aproveitamos todo esse movimento e nossa média de vendas deu um salto de 60%. Para 2021, vamos fornecer um pacote completo com foco em educação e serviços exclusivos para nossos clientes, além da busca pelo aumento das exportações. A pandemia afetou todos os segmentos, mas para a ClearCorrect foi um catalisador de crescimento. Quem soube pensar rápido e se adaptar, conseguirá sair ainda mais fortalecido.”
Matthias Schupp, CEO da Neodent e EVP do Grupo Straumann na América Latina.

“A NewOne Orthodontics já vinha se preparando e investindo em soluções que se encaixam nas exigências do público e, coincidentemente, no mundo pós-pandemia: tratamentos com menos consultas – ou seja, diminuir a necessidade do paciente se deslocar até a clínica/consultório sem sofrer revés com isso, uma vez que ele tem acesso ao dentista via o NewOne Control – plataforma onde ambos podem interagir de qualquer lugar do mundo. Para os profissionais parceiros e alunos, a NewOne já ensina há muito tempo a importância de trabalhar sempre com preço fechado para que o impacto de possíveis restrições e faltas não signifique o não pagamento. O começo da quarentena foi um tempo difícil para todos na área da Saúde, mas nossa empresa e os parceiros que utilizam nossos produtos e seguem nossas filosofias conseguiram atravessar o momento com um pouco mais de tranquilidade. O mundo pós-pandemia será construído com pessoas que não querem mais perder tempo. Cabe a nós adaptarmos cada vez mais nossa rotina, trabalho e ferramentas para caminharmos juntos com nossos pacientes, proporcionando tempo e liberdade.”
Claudio Figueiredo, CEO da NewONE Orthodontics.

“A pandemia alterou a maneira como a 3Shape se comunica e compartilha conhecimento com os profissionais da área de Saúde. Para manter nossos clientes informados e próximos a nós, foram intensificados eventos, treinamentos e demonstrações on-line. Um exemplo foi o 3Shape Virtual Expo, que ocorreu no Brasil em novembro de 2020. Foram 15 dias de atividades, tanto para profissionais que já ingressaram no digital quanto para aqueles que estavam pensando em iniciar sua jornada digital. O evento contou com cerca de 40 palestrantes e mais de 2.000 acessos. A pandemia mudou a educação para sempre e o formato on-line continuará fazendo parte das atividades da 3Shape em 2021. Também nos concentramos em oferecer melhores condições aos clientes: agora, o 3Shape Trios possui assinatura opcional, dando a alternativa de escolher um plano de proteção de acordo com as necessidades do cliente. Além disso, há opções de garantia estendida e softwares de planejamento (CAD) adicionais ao scanner, aumentando o portfólio de serviços dos dentistas. No final de 2020, a 3Shape inaugurou um centro de reparo local para oferecer suporte mais rápido, direto e exclusivo ao mercado odontológico brasileiro.”
Rodrigo Didario, country manager da 3Shape Brasil.

“O Easysolution estava vivendo um período de crescimento acelerado na primeira quinzena de março de 2020 e nos vimos obrigados, em um curto tempo, a reduzir custos e encerrar contratos. Surpreendentemente, alguns meses depois, começamos a retomar nosso faturamento graças às promoções que ajudaram os dentistas parceiros a venderem mais tratamentos com alinhadores e também pelo fato da classe média estar consumindo menos em restaurantes e viagens. Acreditamos que o momento ainda é de preocupação, pois a economia tende a se recuperar lentamente e o poder de compra do brasileiro foi muito diminuído. Todos sentiremos a médio prazo as consequências da fase em que estamos vivendo. Agora, adotamos novas estratégias e parcerias que irão surpreender nossos atuais e novos credenciados.”
Luciano Wagner Ribeiro, diretor técnico do Easysolution.

“Durante 2020, a Eurodonto entendeu que o compromisso com a qualidade de seus produtos continua sendo o principal objetivo da empresa. A satisfação dos ortodontistas e de seus pacientes estará sempre em primeiro lugar.”
Paulo Bellani, diretor da Eurodonto.

“O mercado de Ortodontia sofreu uma grande desaceleração devido ao isolamento social e às novas regras para os atendimentos nas clínicas. Com a queda nas vendas e os entraves nas importações, provocados pela redução no número de voos, fechamento das fronteiras, aumento no prazo para liberação dos produtos pela Anvisa, alta volatilidade cambial etc., a pandemia alterou de forma crítica a nossa rotina. No início da quarentena, fechamos as portas por alguns dias e implantamos o regime home office. O planejamento foi indispensável para gerenciarmos de forma eficiente o nosso negócio. Investimos em tecnologias, mídias sociais, vendas digitais, webinars e flexibilização de processos, que hoje fazem parte dos nossos desafios e não mediremos esforços para nos adaptarmos.”
Marta Frezza, diretora da G&M Orthodontics.

“Antenados ao que acontecia nos quatro cantos do mundo, estabelecemos como prioridade a saúde de nossos colaboradores. Também nos reinventamos como marca, investimos em mudanças de cultura, implementamos programa de excelência para nosso time, com foco em atendimento personalizado e humanizado aos clientes, e, somado à qualidade dos nossos produtos, trabalhamos incansavelmente para entregar uma solução completa em Ortodontia. Seguimos confiantes, com fé e esperança de que logo a vida volte ao normal.”
Cinthia Lopes, CEO da Orthomundi.

“A Esthetic Aligner vinha em um crescimento acelerado em 2020 e, para acompanhá-lo, fizemos investimentos significativos em um processo de produção 100% digital, usando a melhor tecnologia disponível. Em março, tivemos que parar a produção por duas semanas. Adotamos todas as medidas de segurança, parte do time trabalhou de forma remota e fomos nos adaptando ao ‘novo normal’. A demanda voltou a crescer e rapidamente estávamos acima dos volumes de 2019. Em um momento em que as pessoas não podem viajar ou jantar tranquilamente em um restaurante, estar bem consigo e ter um lindo sorriso se tornou prioridade. Para apoiar os dentistas credenciados, flexibilizamos formas de pagamento, baixamos os custos e investimos em uma campanha de marketing para ajudá-los a captar pacientes. Hoje, vemos que estamos muito mais fortes como empresa e prontos para um ano que esperamos que seja melhor para todos.”
Fernando Buranello, diretor da Esthetic Aligner.