O que será da Ortodontia em 2022?

O que será da Ortodontia em 2022?

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Nos últimos dois anos, todos os setores da economia mundial precisaram pisar no freio e analisar cuidadosamente cada passo. Aqui as empresas apresentam suas perspectivas para 2022.

Entre idas e vindas de aberturas e fechamentos do comércio e das empresas de serviços, o mercado brasileiro se manteve retraído. Isso é o que indica os dados consolidados pela Abimo, representante da indústria nacional de produtos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios.

O índice de consumo aparente e participação das indústrias de insumos da área da Saúde caiu quase 9% entre 2019 e 2020. As empresas líderes do setor de Odontologia fazem coro ao dizer que o biênio 2020-2021 foi um período de aprendizado, mudança de cultura e de se adaptar aos novos modelos de consumo, seja de produtos, conhecimento ou informação.

Para 2022, as expectativas são bastante otimistas, principalmente para o setor de Ortodontia, que vem sendo puxado pela preocupação das pessoas com a saúde e também pela correlação com o segmento estético – e aqui entra o crescimento da área de alinhadores transparentes.

As projeções são de retomada e de movimentação positiva no mercado. Também, é um alento a volta dos eventos presenciais, dos congressos e dos cursos práticos. Depois de muito tempo de interações à distância e on-line, os profissionais estão ávidos pelas experiências mais humanizadas, integrativas e profundas.

A seguir, as principais empresas do segmento de Ortodontia compartilham suas expectativas para 2022. 

Pablo Prado, vice-presidente da Unidade de Negócios Ortodônticos do Grupo Straumann da América Latina.

“O ano de 2022 se mostra muito promissor para o mercado de alinhadores ortodônticos transparentes. A ClearCorrect continuará com foco na parceria com seus clientes e expandindo o seu negócio, que já vem crescendo de forma acelerada. Desde o início, apostamos na produção dos nossos alinhadores aqui no Brasil. Neste momento de retomada da economia pós-pandemia, as empresas devem estar preparadas, pois o Brasil tem um forte potencial. Reinvenção foi a palavra de ordem durante este período e acredito que deve ser não apenas tecnológica, mas humana. Estamos nesse caminho e prontos para continuar crescendo exponencialmente em 2022”.

Oraci Morelli, presidente da Morelli.

“O período de quase dois anos pandêmicos causou recessão em muitos setores. Mas, a área da Saúde está ganhando destaque, já que a saúde e o bem-estar são atualmente um foco importante para a população mundial – e mais do que estética, a Ortodontia é saúde. Todo esse cenário refletiu positivamente no crescimento da Morelli, tivemos um aumento de mais de 20% na produção em relação a 2019. Com a alta do dólar, muitos produtos importados tiveram um reajuste significativo de valor e diversas marcas ficaram escassas no mercado. Tudo o que vendemos é produzido aqui no Brasil, apenas algumas matérias-primas são importadas. Isso garante disponibilidade aos nossos clientes, principalmente em momentos instáveis. Para 2022, a perspectiva é crescer ainda mais, em decorrência dos saldos positivos nos últimos anos, e também teremos lançamentos de produtos inéditos no Brasil. Com a volta dos congressos, marcaremos presença em eventos importantes do segmento”.

Eduardo Lopes, diretor presidente da Aditek.

“A Aditek tem boas expectativas para 2022. A pandemia trouxe a transformação digital a todos os setores e não seria diferente com a Ortodontia. Temos planos para democratizar a tecnologia a favor dos dentistas, colocando-os onde eles merecem: no centro de tudo e com o papel mais importante, que é usando o conhecimento para fazer o diagnóstico e tratar pacientes valendo-se da revolução tecnológica, com produtos e serviços inovadores e da mais alta qualidade”.

Marco Cadioli, diretor presidente da GAC Orthomax.

“O mercado ortodôntico não será mais o mesmo. O mundo passou por um período de rápida transição e mudança, os valores são outros, a vontade e a necessidade dos dentistas em participar de seminários e congressos esfriaram. O digital – por meio das lives – irá expandir vertiginosamente. Teremos que reformular pensamentos, atitudes e o modelo de negócio, pois um novo ciclo já se iniciou”. 

Paulo Bellani, diretor da Eurodonto.

“A expectativa para 2022 é de aumento gradual de demanda em todas as áreas. A economia mundial passa por um momento delicado, em que países de estabilidade constante de preços começam a experimentar uma fase de inflação. Independentemente de consumirmos produtos nacionais ou importados, a conta está chegando, pois em um ambiente globalizado a cadeia de produção é interdependente. Na prática, todas as pessoas precisam produzir para voltar aos níveis normais de consumo de bens e serviços. A Odontologia está inserida nesse contexto e o crescimento no setor é inevitável”. 

Bianca Mittelstädt, fundadora e CEO da FGM Dental Group.

“O ano de 2021 foi de inovação para a FGM, com lançamentos de produtos e investimentos em expansão. Com um crescimento de mais de 100% no valor total de exportações (quando comparado a 2019), nossos produtos estão presentes em mais de 100 países. Para acompanhar esse momento, o grupo irá investir R$ 30 milhões em obras, que irão contemplar: nova fábrica de implantes e biomateriais, ampliação do centro logístico e revitalização dos prédios da matriz. Com tantas novidades chegando, a expectativa para o próximo ano é de que a FGM continue crescendo e expandindo exponencialmente”. 

Tadashi Fuzii, diretor comercial da Nova Aliança Hi Plus American Orthodontics Brasil.

“Estamos extremamente otimistas para 2022, pois usamos os dois últimos anos para aprender muito sobre os valores que realmente importam aos nossos clientes. Temos uma expectativa bastante positiva em relação à retomada dos grandes eventos presenciais, que oferecem ao ortodontista diversas oportunidades em um único espaço: obter conhecimento científico, reencontrar amigos, conhecer os produtos de várias empresas e, obviamente, aproveitar as promoções exclusivas”.

Glauber Carinhena, CEO da Linea Orthodontics.

“A Ortodontia vive uma revolução digital e em 2022 vemos uma concretização do que observamos em 2021. Haverá maturidade nos negócios, será um ótimo ano para colocar nossas ansiedades em prática, nossos planos e vontades. É hora de plantar, de maneira comedida, pois temos um aumento na inflação e nos juros. Sempre que o mercado financeiro se mostra pessimista, precisamos ter cautela, mas ainda assim com planos acelerados para que, quando voltarmos a uma crescente, estejamos em pleno movimento. Acredito que o segundo semestre será de crescimento, enquanto o primeiro será de plantar para colocar os planos em prática”. 

Paulo de Lucca, CEO da Snap Aligner.

“As previsões para 2022 apontam para um cenário sem crescimento ou uma pequena recessão. No entanto, a Snap Aligner enxerga outra realidade no nosso segmento, já que os tratamentos ortodônticos com alinhadores representam apenas 5% dos casos aqui no Brasil, enquanto nos Estados Unidos este número chega a 40%. Por isso, entendemos que estamos navegando em um oceano azul. Mas, a entrada de mais players no segmento, o acesso à tecnologia e a materiais de qualidade tornam os alinhadores commodities, e o diferencial será a qualidade dos serviços prestados e a relação saudável com a rede de credenciados. A Snap Aligner nasceu com esta filosofia, enxerga um excelente ano e acredita que manterá o ritmo acelerado de crescimento”. 

Márcia Santos, gerente geral da TP Orthodontics Brasil.

“Estamos otimistas quanto a uma retomada próspera para o mercado ortodôntico. Sabemos que pode ser gradual, levando em conta que a pandemia trouxe consequências econômicas. Teremos que reestruturar os planos de participação em eventos e realocação de recursos, com maior planejamento de investimentos em estoques e divulgação. Nesse momento, sentimos a retomada por parte de alguns clientes, com maior foco em qualidade de produtos e em estreitar laços entre ortodontistas e pacientes. A tecnologia nos mostrou que cursos e palestras on-line serão uma realidade cada vez mais presente. Estamos no Brasil há pouco mais de 25 anos e já passamos por grandes alterações no mercado global em relação aos tratamentos ortodônticos. Acreditamos que 2022 será um ano de maior busca por segurança e confiabilidade”. 

Cinthia Donner Lopes, presidente fundadora da OrthoMundi.

“A OrthoMundi acredita em um mercado aquecido pós-pandemia, em que o futuro da Ortodontia será baseado na ampliação dos cuidados com a saúde bucal, procurando expandir a busca por soluções que beneficiem profissionais e pacientes. Estamos antenados às principais tendências, com o objetivo de estarmos prontos para atender e atuar com a tecnologia que os ortodontistas necessitam. Estamos otimistas com a retomada dos eventos, que servirão também para disseminar todas as tecnologias e estudos que não receberam o alcance necessário durante o período de isolamento social. Um dos ensinamentos que adquirimos nesta pandemia é de que todos devem zelar pela saúde, afinal o Brasil é um dos países cuja população mais se preocupa com a estética, e a saúde bucal está incluída nela”. 

Pablo Nunes Moysés, diretor executivo da Ortodente.

“Por ser um importante serviço básico de Saúde, a Odontologia se mostrou estável nesse momento difícil da economia global nos últimos dois anos. Apesar das pesquisas apontarem um baixo crescimento econômico para 2022, devido aos reflexos da pandemia, nós acreditamos que será um ano promissor. A Dental Ortodente está focada em expandir o portfólio de produtos e serviços para garantir aos profissionais da Odontologia produtos diferenciados, de alta qualidade e com bom custo-benefício. A partir de janeiro, estaremos em um novo espaço, mais amplo, que permitirá recepcionar os clientes com maior conforto e comodidade”.