Eficiência: este artigo oferece ao ortodontista uma visão geral sobre os possíveis fatores que afetam o tempo de um tratamento ortodôntico.
AUTORES
Cintia Junqueira-Mendes
Mestra e doutora em Ortodontia – Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP); Coordenadora do curso de especialização em Ortodontia – Prev Odonto Centro de Estudos e Pesquisas.
Orcid: 0000-0002-6404-3064.
Lucas Marzullo Mendes
Mestre e doutor em Ortodontia – Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP); Coordenador do curso de especialização em Ortodontia – Speciale Saúde.
Orcid: 0000-0003-1149-4256.
Guilherme Janson
Professor, chefe do Depto. de Ortodontia e vice-diretor – Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP); Membro – Royal College of Dentists of Canada.
Orcid: 0000-0001-5969-5175.
Marcelo Vinicius Valerio
Mestre e especialista em Ortodontia – Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP).
Orcid: 0000-0003-2529-2110.
RESUMO
Dentre os diversos fatores que afastam os pacientes dos tratamentos ortodônticos, a duração ocupa lugar de destaque. O propósito deste artigo é oferecer ao ortodontista uma visão geral sobre os possíveis fatores que afetam o tempo de um tratamento ortodôntico, seja ele na dentadura mista ou permanente.
Unitermos – Má-oclusão; Má-oclusão de Angle classe I; Extração dentária; Tempo para o tratamento; Fatores de tempo; Eficiência.
ABSTRACT
Nowadays, there are several factors that keep patients away from orthodontic treatment. Among all of them, their duration occupies a prominent place. The purpose of this article is to provide the orthodontist with an overview of the possible factors that affect orthodontic treatment time, either in the mixed or permanent dentures.
Key words – Malocclusion; Malocclusion Angle Class I; Tooth extraction; Time to treatment; Time factors.
Recebido em jan/2019
Aprovado em ago/2019
Confira o artigo na íntegra: