Apontado como o segundo pesquisador mais influente na Ortodontia mundial em 2019, Guilherme Janson se tornou um expoente da especialidade.
Formado cirurgião-dentista em 1980 pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Guilherme Janson concluiu mestrado e doutorado em Ortodontia pela mesma instituição. Depois, seguiu para o pós-doutorado na Universidade de Toronto, no Canadá. A sólida atuação clínica e na pesquisa fez com que o professor brasileiro, falecido no último mês de julho, se tornasse um dos maiores expoentes da especialidade.
Em 2019, ele foi apontado como o segundo pesquisador mais influente na Ortodontia mundial, em classificação realizada pela revista American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics. A publicação considerou um levantamento de todos os artigos de revistas de Ortodontia que estavam incluídas no Journal Citation Reports de 2016, publicados entre 2007 e 2017.
Guilherme Janson ocupava o cargo de vice-diretor da FOB-USP e fazia parte de uma importante família de cirurgiões-dentistas em Bauru. Ele era neto de Emílio Janzon e filho de Waldyr Antonio Janson, além de ser irmão dos também cirurgiões-dentistas Reinaldo, Vinicius e Marcos Janson, e da nutricionista Suzana.
Ele era presença garantida nas publicações e nos eventos organizados pela VMCom. A última colaboração do professor foi na produção da matéria de capa da revista OrtodontiaSPO (Vol.54/N.2), na qual participou em coautoria com Marcelo Valério em uma abordagem sobre o uso da tecnologia 3D como aliada na resolução de casos complexos.
Na última edição do Orto-SPO, em 2018, Janson concedeu uma entrevista ao também ortodontista Fabrício Valarelli. Na conversa, eles debateram a decisão sobre a extração de pré-molares, os efeitos dos elásticos de Classe II e a eficácia de tratamentos de pacientes com padrões verticais e horizontais. O material está publicado na plataforma Mentor Odonto, mas pode ser acessado pelo link https://bityli.com/9lCWyh.